domingo, 15 de maio de 2016

CRIAÇÃO DA NOVA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA DE TRAIRÃO.

 No dia 23 de Abril de 2016 o bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Wilmar Santin, oficializou a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no município de Trairão. No ensejo o epíscopo esteve em nossa cidade para dar posse ao novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em substituição ao Padre Luiz Talacz. Cabe ressaltar que Padre Luiz continuará sendo o Pároco da Paroquia São José Operário já que esta retornou para sua sede de origem na Comunidade do Jamanxim.
       Os fiéis das 22 comunidades da paróquia compareceram em massa fazendo questão de acolher e prestigiar o novo clérigo. As pessoas se espremiam na entrada da Igreja e ocuparam todos os acentos, numa demonstração de afeto, carinho e receptividade ao Padre que assumiu a partir daquele dia, toda a parte administrativa da paróquia.
 A celebração foi presidida por Dom Vilmar e concelebrada pelos padres, Luiz Talacz e José Boeing. Após a celebração as comunidades ofereceram a todos que se fizeram presentes na celebração, um delicioso coquetel, servido na própria Igreja.
 Para melhor entender o desmembramento da paróquia leia uma edição enviada ao Portal pelo Padre Boeing, aonde ele conta uma breve história da nossa paróquia e também fala da alegria e satisfação em assumir este novo desafio em sua carreira:
            “No dia 23 de Abril de  2016  o bispo da Prelazia de Itaituba Dom Wilmar Santin criou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida no município de Trairão. Na ocasião também me deu posse como Pároco da nova Paróquia. Aguardamos o Pe. Lalo para seguir nossa missão.
 A Nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia São José Operário que retornou com sua sede para Jamanxim. Para entender esta nova realidade precisa-se fazer um breve histórico dessa longa e difícil missão nesse chão do Trairão.
         Em 1984, o bispo Dom Tiago Ryan da Diocese de Santarém recebeu no projeto de Igrejas irmãs com a Diocese de Santo André, São Paulo no dia 17 de junho de 1984, 3 padres, sendo Pe. José Ferreira, Pe. Manuel Parrado e Pe. Carlito Dell’ Aguire  e três irmãs missionárias que moraram na Vila de Trairão na casa que hoje é a casa Paroquial de morada de nós Verbitas no Trairão. 
No dia 01 de janeiro de 1985, Dom Tiago Ryan e Dom Lino Vombomel publicaram o decreto de criação da Paróquia São José Operário como sede em Jamanxim com a extensão desde o  Km30 na transamazônica. Sentido norte,  até a divisa com Mato Grosso num total de 664 km de extensão a nova Paróquia.
Em julho de 1989 Dom Capistrano recebeu os Missionários do Verbo Divino que assumiam a Paróquia São José com a presença do Pe. Patricio Ruane e Pe. Patrício Brennan. Desde esta data os Missionários Verbitas continuam atendendo nessa região.
A partir do dia 23 de abril Dom Wlmar Santin, bispo da prelazia de Itaituba criou a nova Paróquia de Nossa Senhora Aparecida com sede em Trairão, tendo uma extensão de 68 km sentido norte-sul e 70 km leste-oeste.. Por isso, a celebração eucarística, 
presidida por Dom Wilmar, concelebrada pelo Pe. Luiz Talacz e por mim. Recebemos na procissão de entrada a Imagem de Nossa Senhora aparecida, acompanhada das 22 comunidades que farão parte dessa nova Paróquia, sendo 19 comunidades rurais e 3 comunidades urbanas.
As Comunidades Rurais são: Santa Terezinha – Norte/Sul;  São Sebastião – Piçarreira;  N. Sra. Fátima – Gl. 12;  N. Sra. das Graças – Areia I;  São Mateus – Areia II;  Santo Antonio – Lirio dos Vales;  Bom Jesus – Sem Terra;  São Pedro e São Paulo – Bom Jardim;  Santa Rita de Cássia– Santa Rita;  São João Batista – 
Espinho;  Menino Jesus – Vicinal 14/16;  São Miguel – Batata;  N. Sra. Aparecida – Arco íris;  Santo Antonio – Arizona;  São Francisco – vicinal 18;  Santo Antonio – Vicinal 18;  N. Sra. de Fátima – vicinal 20;  Santa Lúzia II – Vicinal 20;  São Paulo apóstolo – Gl. 22.  E as Comunidades urbanas de Santo Antonio – Cacau;  São Raimundo – Bairro Novo e N. Sra. Aparecida – Matriz.
Os desafios continuando sendo grandes com as necessidades de garantir mais dignidade ao agricultor familiar nos assentamentos, apoio aos jovens, melhorar a educação e a saúde. Problemas de desmatamento e agronegócio com o corredor de exportação da soja que passa mais de 2.000 carretas carregadas por dia e o mesmo tanto voltando vazia para o Mato Grosso.
 
No entanto, estou confiante no serviço à justiça e a Paz e a retomada das CEBs. Agradeço ao Conselho Regional da BRA e do bispo Dom Wilmar pela confiança de me colocar nessa função de servir esta Paróquia com a companhia do Pe. Lalo e trabalhar em sintonia com o Pe.
Luiz Talacz da Paróquia São José De Jamanxim que faz parte do mesmo município. Quero agradecer também a todos o Verbitas que por aqui já realizaram sua missão e que tenho a honra de dar continuidade na missão de Jesus nesse chão”. Pe. José Boeing, svd.
VEJA MAIS FOTOS, CLICANDO AQUI.



VEJA MAIS FOTOS, CLICANDO AQUI.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...