segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

SAIBA SE UM DIA A TORRE DE PISA IRÁ CAIR OU NÃO.

Aposto que você já deve ter feito essa pergunta… Pois bem, a Torre de Pisa deve se inclinar por pelos menos mais 200 anos.
Este tempo se dá graças a um projeto de restauração que resgatou a torre depois dela ter chegado à beira do colapso uma década atrás.
A curiosa torre começou a ser construída no ano de 1173 sobre solos instáveis, o que fez com que o sino da Torre de Pisa se inclinasse cada vez mais para o sul. Arquitetos, nos últimos séculos, tentaram compensar o peso da estrutura para o norte. Foram criados projetos que pretendiam endireitar a torre, mas as experiências foram mal planejadas e aumentaram ainda mais a instabilidade da estrutura.
Em 1990, a Torre de Pisa ficou mais torta, se inclinando em mais de 5,5 graus. Segundo cálculos, a torre deveria ter caído com 5,44 graus de inclinação. Felizmente a torre desafiou as previsões e se manteve firme tempo suficiente para que os engenheiros chegassem a uma correção – para a felicidade dos italianos e dos turistas.
Foram realizados trabalhos de restauração entre 1999 e 2001 que estabilizaram a torre. Engenheiros colocaram pesos na extremidade norte da estrutura enquanto extraiam solo da parte de baixo da torre, fazendo-a afundar lentamente de volta ao norte.

A Torre de Pisa continua se inclinando para o sul, mas agora ela faz isso com apenas 3,9 graus. A não ser que aconteça um grande terremoto ou outra catástrofe imprevista, os engenheiros acreditam que a torre vai continuar em pé por muito tempo – o suficiente para muitas gerações aproveitarem a paisagem que parece desafiar as...
leis da física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...