terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Saiba qual foi o primeiro poço de petróleo do mundo

O petróleo é uma das matérias-primas mais importantes do mundo, sendo fundamental para a manutenção de grande parte da economia mundial. Este produto é um hidrocarboneto natural, um tipo de combustível fóssil que é produzido na Terra há milhões de anos, mas que um dia pode chegar ao fim.

As jazidas de petróleo mais recentes do planeta têm cerca de 10 milhões de anos, e as mais antigas têm cerca de 400 milhões de anos. O primeiro poço de petróleo do mundo foi perfurado na Pensilvânia, no ano de 1859.

A perfuração pioneira foi feita com um equipamento semelhante a um bate-estaca. O coronel Edwin L. Drake foi responsável por esta proeza, e conseguiu extrair 19 barris de petróleo por dia.

No Brasil, o petróleo foi descoberto pela primeira vez em Lobato, na Bahia, em 1939. O combustível foi encontrado por Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos, que iniciaram a perfuração do poço DNPM-163.

Pesquisas indicam que, caso a exploração de petróleo continue no ritmo que está hoje, o produto só vai durar mais 40 anos. Atualmente, os poços de petróleo explorados no mundo têm uma reserva total de 1,2 trilhão de barris, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O nível de exploração e produção é de cerca de 81 milhões de barris por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...