segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

SAIBA O QUE É ORTOREXIA

Ortorexia é a preocupação exagerada com o que irá se alimentar, um transtorno em que acaba de entrar para o grupo da anorexia e bulimia. E não tem como a aparência preocupante.
Este transtorno foi identificado pelo médico americano Steven Bratman, em 1996, quando lançou o livro “Health Food Junkies” (Viciados em Comida Saudável), desde então mulheres e adolescentes, passaram a ser diagnosticadas com este no mundo inteiro. Hoje, a Organização Mundial da Saúde considera que 28% da população ocidental apresenta quadro de ortorexia nervosa.
O comportamento antisocial
A perda de liberdade e o isolamento social que mais chama a atenção entre as consequências danosas provocadas pela ortorexia, já que se trata de um prejuízo, às vezes, mais difícil de reparar do que qualquer dano físico ou nutricional, pois as dores de cabeça decorrente dos longos períodos de jejum, hipoglicemia e queda da imunidade também entram pra lista. Com corte absoluto de certos ingredientes da dieta, como a gordura, rica em vitamina lipossolúvel e reguladora de alguns hormônios.
Como evitar
Havendo um culto ao corpo perfeito e a publicidade  temos que ficar atentos ao comportamento de familiares e amigos, pois assim podemos melhor auxilar e evitar precocemente a doença.

Se quer fazer dieta, procure uma orientação de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...