quarta-feira, 6 de agosto de 2014

GRÃOS QUE PASSARÃO POR TRAIRÃO SERÃO ESCOADOS NO AMAPÁ.

Um investimento privado de pelo menos R$ 500 milhões em terminais portuários e barcaças fará com que o Amapá comece a escoar grãos produzidos no Centro-Oeste do país para a Ásia e Europa a partir de 2015.
O primeiro passo foi dado ontem, com a autorização do governo para a companhia de logística Cianport instalar um terminal portuário em Miritituba (PA) com capacidade para escoar 4,5 milhões de toneladas de grãos ao ano.
Desse terminal no Pará, a soja e o milho vão ser levados em barcaças pelos rios Tapajós e Amazonas até o porto de Santana (AP), de onde vão de navio para...
outros continentes.
O investimento na construção do terminal paraense será de R$ 45 milhões e deve estar concluído em nove meses.
A empresa também vai comprar 24 barcaças ao custo de R$ 135 milhões para levar os produtos do Pará ao Amapá.
FRETE
Segundo o presidente da Cianport, Marino José Franz, hoje a soja produzida no Mato Grosso tem que descer de caminhão até o porto de Santos, numa distância de 2,5 mil quilômetros. Com o novo terminal, caminhões vão andar 1,1 mil quilômetros do Mato Grosso ao Pará e, em seguida, os produtos seguem nas barcaças para o Amapá.
“Acreditamos que isso levará a uma redução de custos do frete que deixará R$ 100 milhões por ano para os agricultores”, afirmou.
No Amapá, a empresa está fazendo investimentos num terminal portuário no Porto de Santana e já pediu autorização para construir um terminal privativo na mesma região.
Os investimentos nessas duas unidades somam R$ 350 milhões. A Cianport acredita que já será possível transportar parte da próxima safra de meio de ano do centro-oeste em 2015.

PRIVADOS
O terminal da Cianport em Miritituba é o 24º terminal privado autorizado pelo governo desde que a MP dos Portos foi aprovada no ano passado.
Segundo o ministro da Secretaria Especial de Portos, César Borges, esses terminais somam R$ 9,6 bilhões em investimentos.
A pasta estuda autorizar outros 38 terminais privados.
Borges afirmou que o governo está aguardando o TCU liberar a licitação para a concessão de terminais portuários em portos públicos de Santos (SP) e de Belém (PA).

Fonte DOL (Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...