quinta-feira, 20 de março de 2014

SAIBA O QUE É A SEDE.


A sede é uma sensação do corpo humano, resultante da ação de seis glândulas localizadas nos arredores da língua. Quando nossa saliva é reduzida, o organismo sente a falta de líquido. Quando a taxa de liquidez cai a 5%, as glândulas salivares se manifestam para que nós possamos beber água. Nosso corpo é sedento apenas por água, elemento que representa 70% do peso de um...
ser humano adulto. A água é responsável por transportar o lixo do organismo para fora. No xixi, saem moléculas de uréia e proteínas sem utilidade para o corpo.

A água é importante por que ajuda a regular a temperatura do corpo. Normalmente, uma pessoa perde cerca de 800 mililitros de água pela transpiração por dia.

O ideal é beber diariamente de 2 a 3 litros de água. Para o ser humano, o processo de desidratação pode ser fatal.

Nas situações em que o corpo entra em contato com alimentos salgados ou muito doces, é preciso tomar água para ajudar a dissolver o volume dessas substâncias no organismo. Com isso, vem a sede, que surge através do hipotálamo, que manda uma mensagem ao córtex do cérebro.

Os neurônios que tecem o córtex são os responsáveis pela consciência e percebem a necessidade de ingerir líquido. Existem teorias de que receptores na mucosa da boca e da garganta mandariam sinais nervosos ao cérebro para que a pessoa sentisse vontade de beber água.

Na circulação do organismo humano, o principal volume de água vai para os rins, que eliminam as impurezas do sangue e os excessos de sais. Nós sentimos sede pela necessidade de reposição da água perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...