sexta-feira, 14 de março de 2014

Como a descarga elétrica de um relâmpago pode quebrar concreto?


Você acredita que a força de uma descarga elétrica possa quebrar uma peça de concreto? Saiba que isso é possível. O concreto é uma pedra artificial, feita de cimento, água e aditivos. O produto passa por uma fase de endurecimento e se torna bastante resistente e denso. O concreto preparado com menor quantidade de água será o mais forte. A vibração do concreto é um processo de adensamento que elimina o ar aprisionado no interior da massa. Apesar de forte, esse produto pode sofrer uma fratura causada por faísca elétrica de descarga. Isso foi comprovado e deu origem a um...
método para quebrar concreto utilizando energia elétrica.

 Para fraturar rochas de concreto são utilizados cartuchos elétricos que apresentam uma descarga e um fluido especial, entre 3000 e 6000 V de energia elétrica que fica armazenada num condensador. Muitos estudos são feitos sobre a verificação da continuidade elétrica nas armaduras de concreto e sobre a resistividade elétrica do concreto.


 Toda corrente de descarga passa pelo concreto como um meio condutor. Essa característica deve ser levada em conta no momento de projetar com segurança a instalação e a integridade do concreto utilizado na construção civil. Este processo envolve as relações entre a resistência elétrica, a umidade e o traço do concreto da construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...