segunda-feira, 24 de março de 2014

A ÁGUA NÃO É UM RECURSO ABUNDANTE NA TERRA.

 Em 22 de março de 1992 a ONU instituiu o Dia Mundial da Água, substância sem a qual não teria surgido a vida na Terra e da qual a vida depende para continuar existindo. Já foi tratado disso aqui, mas não custa repetir. Olhe a imagem ao lado, elaborada pelo Serviço de Vigilância Geológica dos EUA: A bolha azul representa toda a água que há na Terra na exata proporção do tamanho do planeta. Os oceanos, mares, calotas polares, icebergs, neve, lagos, rios, águas subterrâneas, água atmosférica (nuvens de chuva, granizo, umidade, vapor) e até mesmo a água presente na composição de todos os seres vivos: tudo junto forma a bolha acima, de 1.386.000.000 quilômetros cúbicos.
> Há pouca água na Terra
          Ao contrário do que equivocadamente se ensina, a Terra não é formada por ¾ de água e sim ¾ da Terra estão cobertos por água, o que é absolutamente diferente: a Terra não é o “planeta água”. Na verdade, embora a água seja responsável por toda a vida na Terra, há pouco dela aqui.
> Água doce é apenas 2,4% do total
           Sinta mais o drama, olhando a figura abaixo:
       A bolha 1 você já sabe que é a quantidade de água na Terra. A bolha 2 é a quantidade de água doce existente, que equivale a apenas 2,4% da 1, ou seja, 97,6% da água que há no planeta não serve para os humanos (é salgada).
        Agora observe a quase imperceptível bolha 3: é a quantidade de água doce que está na superfície da Terra (rios e lagos), que corresponde a apenas 0,02% da bolha 1. O resto daqueles 2,4% está congelado nas calotas polares e a alguns quilômetros abaixo do nível do mar, o que torna difícil, e extremamente cara, a exploração.
> Olhe de novo
       Eu não tenho dúvida alguma, em se considerando a inconsequente marcha da humanidade de poluição dos mananciais e da atmosfera, que a humanidade, em não rompendo esse rumo, vai matar e morrer por água em uma espécie de apocalipse seco.
Volte a dar uma olhada nas imagens e não fique preocupado se for capaz.Fonte, Blog do Dep. Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...