Com as fortes chuvas que caem sobre a região sudoeste do Pará,
buracos que mais parecem as crateras de Marte e ladeiras lisas como quiabo,
estão deixando intrafegável a rodovia que liga o Sul ao Norte do País e que tem
grandes esperanças de desenvolvimento para a região. Só que devido a lentidão das empreiteiras até agora só esperança, porque progresso que bom, somente na teoria dos telejornais...Um dos trechos mais críticos é o que compreende dentro do
Município do Trairão, próximo do Distrito de Bela Vista do Caracol. Apesar de a
Rodovia está em um “canteiro de obras”, as empresas que fazem a pavimentação,
trabalham a passos de tartaruga e por consequência, ocorre um filme de vinte
anos atrás, com pessoas passando dias e noites à beira da estrada, às vezes até
sem ter o que comer.
O assessor de Imprensa da Prefeitura do Trairão, Valdinei Cordeiro, esteve no
local, onde presenciou muita lama e filas quilométricas de Carretas, caminhões,
ônibus e automóveis. Leia a matéria com fotos de Valdinei Cordeiro, em inteiro
teor:
Lama, chuva, filas quilométricas, fome, sofrimento abandono,
esse é o lado negro da BR-163 neste período de inverno, veia por onde corre
maior parte da produção de grãos do Brasil...
Leia mais e veja as fotos, clicando aqui.
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A pavimentação total desta via até
Santarém, sem prazo para conclusão, esta abandonada no trecho que corresponde
ao território do município de Trairão, além de prejudicar o escoamento da
produção do Centro-Oeste brasileiro e tirar a sobrecarga dos portos de
Paranaguá e Santos, o fechamento da Rodovia Cuiabá Santarém com os intermináveis
atoleiros causam filas dupla de carretas, ônibus, micro ônibus D20 caminhões
impossibilitando a passagem do transporte escolar municipal e a passagem de
ambulâncias com doentes que precisam chegar ate do município trairão.
A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Tem 3467 km de
extensão, sendo quase 1000 km não asfaltados. Liga Tenente Portela, no Rio
Grande do Sul, a Santarém, no Pará.É uma rodovia que integra o Sul ao Centro
Oeste e Norte do Brasil. É asfaltada até Mato Grosso, na cidade de Guarantã do
Norte, a 728 km da capital Cuiabá, no extremo norte do estado. Daí, sentido
Santarém, PA, são 1010 km de estradas de chão com alguns trechos em fase de
asfaltamento. A rodovia possui fundamental importância para o escoamento da
produção da parte paraense da região Norte, da região Centro-Oeste do Brasil. Em visita ao trecho em que esta intrafegável devido aos
atoleiros, pude acompanhar o sofrimento de passageiros e motoristas que estão
isolados à mais de cinco dias sem sair do lugar, pessoas doentes, com fome e
fazendo apelo para o BEC, corpo de Bombeiros e DNIT, na esperança de receberem
algum tipo de assistência.
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