quarta-feira, 27 de março de 2013

FELIZ PASCOA E ATÉ BREVE!!!


Meus amigos vim rapidamente desejar a todos uma Feliz Páscoa, repleta não só de chocolate como também de muita reflexão e agradecimento ao nosso DEUS supremo que nos deu a vida e, diante desse pensamento positivo aos visitantes do Portal Trairense deixo uma citação de Douglas Horton “... No dia de Páscoa o véu entre tempo e eternidade torna-se ainda mais tênue..."
Estarei um tanto ausente, aproveitando o feriadão para curtir minha esposa. Assim que eu voltar recomeço as postagens com dedicação e carinho. Isso é algo ao qual me acostumei fazer e que se assemelha a uma carícia no coração. Aquele abraço e  Inté a volta meus amigos.

A ORIGEM E O SIGNIFICADO DA PASCOA


A Páscoa é uma das mais importantes celebrações cristãs. A data comemorativa relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
A palavra páscoa vem do hebreu, Pesach, que significa passagem. Na páscoa, os cristãos celebram a vida e o perdão dos pecados, concedidos aos homens por Jesus Cristo.

MPF/PA pede suspensão de operação armada para estudos de impacto das usinas do Tapajós


Para o MPF, há risco de conflito porque as consultas indígenas não foram realizadas. Em dezembro passado, um índio foi morto na Terra Munduruku durante uma operação policial
O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal em Santarém que impeça a realização de uma operação policial do governo federal, marcada para essa semana, nas proximidades da Terra Indígena Munduruku, onde está planejada a usina hidrelétrica São Luís do Tapajós.

Vale a pena saber! Muito triste, todo o sofrimento foi por nós.


A causa mortis de Jesus explicada pela medicina
Antes da Cruz - Da quinta-feira à noite até sexta-feira pela manhã.
1 Prisão- Jesus foi preso na noite de uma quinta feira. Os guardas o esbofetearam chutaram e cuspiram em seu rosto. Ele passou a madrugada sem dormir e sem comer. Ao ser julgado na manhã do dia seguinte, já estava, portanto, muito debilitado.

PREFEITO DE URUARÁ É O NOVO PRESIDENTE DA AMUT

 Na manhã desta terça-feira (26/03), foi eleita a nova diretoria da AMUT (Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém Cuiabá e Região Oeste do Pará). Fizeram-se presentes os prefeitos dos municípios que fazem parte da entidade, vereadores e população em geral. A eleição aconteceu no auditório da prefeitura municipal de Uruará.
Foi eleito presidente da AMUT, por unanimidade, o prefeito Everton Vitoria Moreira, o Banha, do Município de Uruará; o prefeito de Trairão, Danilo Vidal de Miranda (Vice-Presidente); o prefeito de Porto de Moz, Edilson Cardoso de Lima (Secretário); e o prefeito de Jacareacanga, Raulien Oliveira de Queiroz (Tesoureiro).

segunda-feira, 25 de março de 2013

COMUNIDADE HOMENAGEIA PADRE PATRICINHO PELOS 50 ANOS DE VIDA SACERDOTAL.

Padres, Luíz (Pároco) e Patricinho (ex-pároco).
A missa de ramos do Último domingo (24) foi especial para a comunidade católica Trairense, é que os fiéis celebraram uma justa homenagem ao Padre Patricinho, ex-pároco de nossa Comunidade na década de 80 que está completando 50 anos de vida sacerdotal e também 85 anos de idade. Padre Patricinho foi o primeiro Verbita a trabalhar na Prelazia de Itaituba como pároco em Trairão. Na oportunidade foi criado um vínculo grande entre pároco e Comunidade e, esta nunca se esqueceu de seu ex-pároco. Até hoje os católicos têm grande admiração, bem como um imenso afeto pelo Padre que enfrentou os piores tempos dos atoleiros, mas soube conquistar a admiração dos Trairenses com sua determinação, sempre enfrentando todo tipo de dificuldade para cumprir seu programa de visitas, na época, andava quilômetros e quilômetros a pé, levando a palavra de Deus por toda a região.
Não sei muito desse tempo, todavia, durante a missa dava para perceber o quão o Padre. Patricinho foi importante para os Trairenses, o respeito era imenso, aconteceram várias homenagens. O padre ficou bastante emocionado e, ao encerrar a celebração, os presentes vieram cumprimentar, abraçar e tirar uma foto junto com o ex-pároco de Trairão, para guardar de lembrança. Foi uma das melhores missas que compartilhei, com a participação em massa dos católicos de nossa Cidade.
Não perca a via sacra na sexta-feira (29), pelas ruas da Cidade, com a cobertura total, se Deus assim nos permitir, do PORTAL TRAIRENSE. 


Homenagem da Comunidade Católica Trairense ao Padre Patricinho.
Padre Boeing com grupo de jovens.

Missa de ramos abre programação da semana santa em Trairão.

 Neste domingo (23) a Igreja Católica de Trairão iniciou a Semana Santa com a realização da Missa de Ramos na Igreja Nossa Senhora Aparecida. A igreja lotou com centenas de fiéis participando da celebração que contou ainda com uma homenagem aos 50 anos de vida sacerdotal do Padre Patricinho, ex-pároco de nossa Comunidade.
 Os religiosos terão até a festa da Páscoa, que acontece no próximo domingo, dia 31 de março, uma programação especial para comemorar a celebração mais importante da fé cristã, a ressurreição de Cristo. A semana santa representa especialmente a vitória da vida sobre a morte. A grande expectativa da população Trairense fica por conta da programação religiosa no dia 29, sexta-feira (Paixão) com a encenação da Via Sacra nas ruas de Trairão. Cabe destacar que na Sexta-Feira da Paixão, o momento é ideal para meditação, porque nós temos as nossas dificuldades, porquanto, o  tempo é de pedir perdão dos pecados, fazer caridades e entender o amor de Cristo.
VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI.

sábado, 23 de março de 2013

SE A ELEIÇÃO FOSSE POR ESSES DIAS, DILMA GANHARIA DE LAVADA.

 A mais de um ano da eleição presidencial de 2014, uma pesquisa publicada ontem (22) pelo Datafolha mostra a presidente Dilma Rousseff, que tem alcançado altos níveis de popularidade e aprovação no governo, vencendo a eleição no primeiro turno.
A pesquisa mostra que Marina Silva tende a manter intacto o seu estoque eleitoral conquistado na eleição presidencial de 2010.
Abaixo um comparativo (elaborado pela “Folha”) com uma pesquisa publicada há três meses (dezembro de 2012).
A presidente Dilma foi a única que oscilou (positivamente) além da margem de erro. Talvez seja possível opinar que Eduardo Campos tende a crescer capturando votos de Aécio Neves
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

GRANDIOSO SHOW COM A BANDA DE FORRÓ, 100% ESTOURADO, NO PORTAL PONTO, BAIRRO DO CACAU


            Um grandioso show de forró ao vivo acontece hoje à noite no Clube Portal Ponto Com, no Bairro do Cacau. Banda completa, iluminação de ponta, som de primeira qualidade e, muitas, mas muitas promoções fazem parte da programação do evento. Pré-show fica por conta do DJ Gil e katrina som. Duzentos ingressos a 5 reais, garanta já o seu, postos de vendas: No carro de som, na portaria do clube e com os organizadores do evento ou pelo celular(93)91034858. Cabe destacar que o grandioso show conta com o apoio  dos principais comerciantes e entidades de nossa Cidade, que estão sempre apoiando grandes eventos, entre eles, SUPERMERCADO BOM PREÇO,JANETE LEAL,SALÃO DO CLÉBER,RAIMUNDO MOTO TÁXI,DINIZ MOTOS,GRUPO LEAL TRAIRÃO.

sexta-feira, 22 de março de 2013

CÂMARA DE VEREADORES DE TRAIRÃO PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA (22).

 A sexta-feira, 22 de março, foi marcada pela grande audiência pública realizada na Agrovila Nova Esperança (também conhecida como Comunidade 22), onde se fizeram presente os vereadores, Jose Ferrari (DEM), Betona (PSDB), Frank Silva (PSC) e Ariston, o popular Goiano (PSC). Junto com estes também se fizeram presente, o líder do governo na Câmara, Antonio Leocádio, Antonio Carlos (Toinho) e Aridelson de Almeida, todos do PMBD, além do prefeito em exercício, Isiquiel Gomes de Sousa.
Para a audiência foi oficializado convite a todos os secretários e secretárias da Prefeitura de Itaituba, inclusive à Prefeita Eliene Nunes e seu Vice-prefeito. O oficio foi estendido até aos vereadores do mesmo município, na ocasião foi dado mais de quarenta minutos de tolerância, aguardando as autoridades do município citado a pouco, entretanto, nenhum representante se fez presente. Sendo assim a foi dado inicio ao acontecimento, com a coordenação da Vereadora Euzimar Ramos, a  Betona, a qual cedeu o espaço da palavra às autoridades presentes onde todos os vereadores fizeram o uso e, destacaram a importância de solucionar logo esse problema no que diz respeito a quem pertence territorialmente aquela comunidade.
O prefeito em exercício Isiquiel, falou em nome da administração e justificou a ausência do Prefeito Danilo, citou ainda a atenção que o Gestor Trairense tem dado àquela comunidade.  Antonio Leocádio, em sua palavra, destacou a indignação com a prefeita de Itaituba, citando a falta de respeito e de consideração que a mesma esta tendo com a comunidade e o povo que a compõe. Foi cedido espaça aos comunitários onde todos que fizeram o uso da palavra manifestando interesse em pertencer ao Município de Trairão, o qual tem dado toda assistência necessária ate então.
O evento teve a cobertura do SBT de Itaituba e do www.trairaoemdestaque.blogspot.com, na ocasião foi redigido uma ata onde todos os presentes assinaram e a mesma será usada como base para um novo passo em busca da solução desse impasse. (Trairão em Destaque) VEJA MAIS FOTOS, CLICANDO AQUI.

Prefeito de Trairão esteve presente no encontro de gestores com o Tribunal de Contas de estado.


A convite do TCM(Tribunal de Conta dos Municípios), o Prefeito Danilo Vidal de Miranda teve de se ausentar do município para participar do encontro “Os Tribunais de Contas e Desenvolvimento Locais”, que teve início nesta Quinta-feira 21 e se estendeu até esta sexta-feira(22). O encontro foi realizado na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.
Este é um evento nacional, que ocorre em todos os Estados da Federação. O encontro trata de uma iniciativa pioneira do SEBRAE e TCM, tendo como tema o “Desenvolvimento Na Perspectiva dos Municípios e dos Pequenos negócios”, assunto este de grande importância pela sua implicação no aumento das receitas locais.
Aproveitando a viagem o prefeito terá uma grande reunião com o superintendente do IBAMA e com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, onde ira tratar de assuntos do interesse do município e região. (Trairão em Destaque).

Deputado Paxiúba solicita melhoria no Imetro-Pará

Dep. Federal, Dudimar Paxiúba

O Deputado Federal Dudimar Paxiúba, encaminhou ofício ao gabinete do Presidente do Imetropará, Sr. Luiziel Guedes, solicitando informações sobre a paralisação de alguns serviços por parte do órgão em nosso estado e principalmente em nossa região. Alguns empresários de Itaituba haviam reclamado ao deputado que estavam tendo dificuldades para emitir alguns documentos, pois o Imetro havia terceirizado esses serviços e a única empresa credenciada mais próxima de Itaituba, estava localizada no distante Município de Marituba, região metropolitana de Belém.
Como resposta, o Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) informou que vai ampliar os serviços prestados em Santarém, no oeste do Estado, onde o órgão já possui uma regional. O Objetivo é de instalar, ainda este ano, um Centro Tecnológico naquele município para os serviços de fiscalização, verificação, aferição e, futuramente, certificação de produtos.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CREDCIDADÃO FARÁ LIBERAÇÃO DA ORDEM DE 159 MIL AOS EMPREENDEDORES TRAIRENSES.


O Município de Trairão está de parabéns, é que 41 pequenos empreendedores Trairenses receberão financiamentos do Programa de Microcrédito Solidário, CREDCIDADÃO. Na primeira semana de março foi aprovado durante o comitê de crédito, ocorrido em Santarém, Município pólo do Programa na região, o montante na ordem de R$159.000,00 (CENTO E CINQUENTA E NOVE MIL REAIS), somando um total com as liberações anteriores (desde 2009) de R$976.817,91 contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida e promovendo serviços de qualidade. Agora, depois de realizado o Comitê de crédito e aprovado os empréstimos, os pequenos empreendedores Trairenses encontram-se ansiosos (e com direito) para receberem seus empréstimos, ação que agora depende somente do Governo do Estado para que todos (empreendedores) tenham acesso aos seus financiamentos. Cabe destacar que, o trabalho da coordenação municipal, assim como também da equipe do polo de Santarém ja foi realizado e, diga-se de passagem muito bem executado.
  O CREDCIDADÃO - é um programa de microcrédito solidário do Governo do estado do Pará, gerido e desenvolvido por uma gestão compartilhada, em convenio com as prefeituras municipais e tendo como seu agente financeiro o BANPARÁ (Banco do Estado do Pará).HOJE,
O CREDCIDADÃO, programa do qual estou o coordenador municipal desde o ano de 2009, atende a solicitação de créditos em diversas linhas entre as quais estão: Confecções, pinturas, mercearia, perfumaria artesanatos, sapataria, oficina de motos, oficina de bicicletas, salão de beleza, extração de areia, lanchonete, cosmético e pescaria, dentre outros.  Cabe destacar que o Município de Trairão está com uma baixa demanda de inadimplência, fator que torna viável a aquisição de microcréditos aos empreendedores Trairense.
Dessa forma estamos contribuindo com a geração de trabalho, renda, inclusão social e sustentabilidade dos negócios de cada microempreendedor Trairense, por meio de um crédito ágil, acessivo e adequado. Portanto informo aos pequeno empreendedores que assim que o Governo do estado liberar o recurso estarei divulgando em meu blog, para que todos possam se encaminhar ao CREDCIDADÃO em Trairão e assinar os papeis dos contratos de créditos e peço a todos que mantenham  contatos diariamente afim de que, quando for liberado o recurso, possamos dar entrada nos procedimentos o mais rápido possível.

GSET, PROPORCIONA MAIS TRANQUILIDADE E SEGURANÇA À POPULAÇÃO TRAIRENSE

Alguns dos integrantes do Grupo (Foto arquivo do PORTAL)
Os Trairenses podem curtir as festas com mais tranquilidade e segurança, é que além da Polícia Militar, em nossa Cidade existe também o GSET (Grupo Segurança da elite Trairense). Criado em 12 de agosto de 2012 pelo chefe da segurança, Francisco Gil, hoje, também comandante da equipe a qual tem a honra de apresentar aqui no PORTAL, os quais são: Da Cruz; Reis; Serra; Guilherme; Levatte; Costa; Da SILVA; SL Teixeira; Brasil; Araújo; Allves e Souza, dentre outros mais.
O grupo GSET tem por finalidade juntamente com o efetivo da Polícia Militar, fazer com que a população do Município de Trairão possa sentir prazer em suas noites de festas com segurança. O grupo já se encontra registrado com diretoria, estatuto e tudo mais que tem direito. O amigo Gil informa que a corporação está sempre de portas abertas para receber novos integrantes, desde que se encaixem nos parâmetros da agremiação. O grupo traz o seguinte slogan: "GSET: Fazendo o melhor".

HOJE, QUINTA-FEIRA, É DIA DE TERÇO EM NOSSA PARÓQUIA.


Hoje é dia de terço em nossa paróquia; na oportunidade, homens, mulheres, jovens e crianças se reúnem para rezar o terço em sinal de gratidão à Nossa Senhora. São pessoas simples, que buscam na oração uma força para continuarem as batalhas do dia-a-dia, vendo em Maria um exemplo de vida.  Assim, esperamos que com devoção a ela possamos receber graças e seguir seu exemplo. Cabe destacar que, quem participa do terço e reza com fé, alcança as graças, eu mesmo posso testemunhar aqui em meu blog, diante de todos, que já alcancei muitas graças através do terço e hoje, se DEUS assim permitir estarei rezando novamente o terço. O terço acontece todas as quintas-feiras, a partir das 19h30min. Vamos participar do terço, rezar com fé e seguir o exemplo da mãe de DEUS.
Maria é uma mulher simples e santa, que depois de dar o seu sim, carregou com sigo o peso de ser a mãe do filho de Deus, ela é uma mulher que esteve no mundo como muitos de nós, embora meio desajeitada por ser muito jovem, mas já estava pronta para nos servir de exemplo e interceder por nós junto a Deus Pai. Agora queremos agradecer pela força que ela nos dá, e pedir suas bênçãos sobre nossas famílias, pois com sua vida soubeste nos dá a lição de vida que o mundo jamais esquecerá.

VOCÊ SE LEMBRA???

O registro abaixo foi feito de cima da ponte por sobre o Rio Amadeus (popular, rio Trairão) bem na entrada da Cidade, ainda não sei bem ao certo o ano em que foto foi clicada, mas deve ter ocorrido nos anos 70 e pelo visto, o evento era religioso, haja vista da para conhecer o Padre Boeing no meio da multidão. Na época, Trairão ainda era uma pequena comunidade, observe que na parte esquerda de cima da foto, onde hoje é o Posto Leal, só existia mato. Não sei como este registro veio parar em meus arquivos, mas é uma foto boa de ver e relembrar os velhos tempos em que Trairão era comunidade. Ah, da para notar que era mais ou menos meio dia, por conta da claridade e das sombrinhas.
Quem tiver fotos antigas da Cidade e deseja compartilhar, pode me entregar que publicaremos aqui no PORTAL. Quem também tiver informações sobre o evento em questão na imagem e quiser comentar é só deixar seu comentário que publicarei logo abaixo da foto, mas por favor, comentários, somente com identificação.


terça-feira, 19 de março de 2013

PREFEITO DE TRAIRÃO VISTORIA OBRAS NA ÁREA RURAL

A construção dessa nova ponte mostra a atenção e preocupação do Prefeito Danilo Miranda com as melhorias da qualidade de vida da população Trairense.
Prefeito e Vereador conversando com proprietário da empresa resp. pela obra
Com o objetivo de garantir a locomoção dos moradores da área rural e o transporte escolar, bem como o escoamento da produção, a Administração Municipal de Trairão (leia-se, TRAIRÃO PARA TODOS) vem intensificando os serviços de recuperação de estradas vicinais e substituições de pontes que já esta no cronograma 2013 de obras em diversas localidades da zona rural e mesmo com as fortes chuvas castigando a região, a administração incansavelmente vem dando continuidade aos trabalhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras.

Todas as ações vêm sendo acompanhadas de perto pelo Prefeito Danilo Miranda (PMDB), que nesta terça-feira (19) dedicou parte da tarde para vistoriar a construção de uma nova ponte na Vicinal da Batata acompanhado do Vereador Antonio Leocádio, também do PMDB. A antiga ponte esta sendo substituída por outra de madeira (mais alta e resistente) com cabeceiras de 4 metros e aterro, numa extensão de 28x4 metros, feita com Bate Estaca para garantir maior durabilidade e segurança. Cabe destacar que os investimentos são provenientes de recursos próprios da atual Administração.
“A manutenção e construção de novas pontes bem como de estradas rurais, são importantes para garantir o bom escoamento da produção agrícola, bovina, leite, etc... do município. Além disso, a nova ponte vai proporcionar bem estar e segurança aos usuários, sobretudo, aos nossos alunos e isso é muito importante para todos”, destaca o gestor maior de Trairão.
Com esta nova ponte que suportará caminhões pesados, vai ser bem melhor e mais seguro para todas as pessoas que passam por ali, e tudo isso graças à atual administração municipal que não tem medido esforços para que as estradas e pontes estejam sempre em bom estado.
Prefeito vistoriando uma das cabeceiras da ponte.
Ao tomar conhecimento da notícia das péssimas condições da ponte da estrada vicinal da região, o Prefeito determinou o início dos serviços de construção(diga-se de passagem, já esta em fase de conclusão, praticamente faltando somente o aterro). A vicinal é uma das maiores do Município, é habitada por centenas agricultores e assistida por uma linha de transporte escolar, onde transporta alunos da comunidade até a sede do Trairão.
A construção dessa nova ponte na região mostra a atenção e preocupação do Prefeito Danilo Miranda com as melhorias da qualidade de vida da população Trairense.
Danilo Miranda conversando descontraidamente com colaboradores da obra.
VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI.

Dilma é aprovada por 79% e supera Lula e FHC, diz CNI/Ibope


BRASÍLIA - Pesquisa realizada pelo Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira revelou um cenário positivo para o governo da presidente Dilma Rousseff.
A avaliação do governo subiu de 62% em dezembro para 63% (soma de ótimo ou bom) em março e bateu recorde. A aprovação pessoal da presidente subiu de 78% para 79% e a confiança na presidente cresceu de 73% para 75%. A alta das três avaliações está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa.
Pela primeira vez desde o início do seu governo, Dilma ultrapassou, na comparação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O índice dos que acham seu governo melhor do que o do antecessor subiu de 19% para 20%. Os que acham pior caiu de 21% para 18%. Aumentou, porém, os que o consideram igual: de 59% para 61%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 8 e 11 de março.
A pesquisa também apontou bons números nas áreas econômica e social. Dentre os entrevistados, a desaprovação à taxa de juros caiu de 51% para 50%, enquanto a aprovação subiu de 41% para 42%. A desaprovação aos impostos caiu de 65% para 60%, ao passo que a aprovação subiu de 30% para 36%. Também melhorou a percepção aos dados de combate à inflação. A aprovação foi de 45% para 48% e a desaprovação de 50% para 47%.
No campo social, as áreas de educação e saúde melhoraram, embora ainda se apresentem como áreas sensíveis do governo. A aprovação da saúde subiu de 25% para 32% e a desaprovação caiu de 74% para 76%. Na educação, a aprovação foi de 43% para 47% e a desaprovação de 56% para 50%.
(Caio Junqueira/Valor)

Crime Passional: Ciúmes leva homem a matar cabeleireira em Uruará, e depois se mata

O crime ocorreu por volta das dez horas da noite de ontem (18) e os velórios estão acontecendo nesse momento, cada um em sua residência.

O pedreiro conhecido por Maikese de 34 anos, não suportando o fim do relacionamento com a cabeleireira Valdirene Meira cometeu assassinato e depois se suicidou. Amigos do casal contam que Valdirene não aguentava mais manter o relacionamento conjugal por conta do ciúme doentio de Maikese, que vez ou outra a ameaçava de morte caso o deixasse.
Mas tudo parecia tranquilo, pois, ele mesmo (Maikese) duas horas antes do fatídico crime, esteve na casa dos pais de Vadirene conversando com o sogro ao afirmar que estaria fazendo uma breve viagem, se despedindo do mesmo. Assim que ele saiu de lá, foi até a residência de Valdirene e a encontrando foi logo desferindo um tiro em sua cabeça e depois se atirou no pescoço.
O crime ocorreu por volta das dez horas da noite de ontem (18) e os velórios estão acontecendo nesse momento, cada um em sua residência.

segunda-feira, 18 de março de 2013

SAIBA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O PAPADO

 A renúncia do Papa Bento XVI trouxe à mídia uma série de histórias curiosas sobre o papado. E é isso que nós vamos apresentar nesse texto: algumas histórias e informações inusitadas sobre alguns dos 264 papas que já comandaram a Igreja Católica.
Como todos sabem o primeiro papa da história da igreja foi Simão Pedro. Lembrem-se da passagem blíblica: “Pedro sobre ti edificarei a minha igreja” – palavras ditas por Jesus Cristo. Pedro morreu como mártir no ano 64 depois de Cristo.
As funções do papa são: direcionar a fé católica, manter a união e a soberania da igreja, reunir os fiéis, atuar com diplomacia e rigor nos casos de desvios de conduta, nomear os bispos e cardeais, canonizar santos e resolver problemas internos do Vaticano. O cargo do Papa é vitalício, ou seja, ele deve permanecer na função até a morte.
Nunca nenhum papa se aposentou na História da Igreja, mas os católicos já tiveram seis renúncias pessoais ao papado. O Papa Bento XVI foi o último a renunciar, e anunciou que deixaria o cargo aos 85 anos, por motivos de saúde.
Uma curiosidade é que o papa Bento IX também renunciou. O fato aconteceu em 1045.
Antes de Bento XVI, o último papa a renunciar foi Gregório XII, em 1415, ou seja, a igreja ficou cerca de 600 anos sem uma renúncia.
 Saiba mais curiosidades sobre os papas:
O Papa possui um contingente de 110 homens treinados para protegê-lo;
No total, 21 papas morreram como mártires;
85 papas foram santificados;
Treze papas reinaram mais de 20 anos;
A criação do conclave para a escolha do papa aconteceu em 1274;
Dos 264 papas da igreja, 210 nasceram na Itália, 99 deles em Roma.(Site Curiosidades)

Escola Bela Vista do Caracol realiza II encontro pedagógico.

 Professores, equipe pedagógica e direção da Escola Bela Vista do Caracol participaram de um encontro pedagógico realizado pela própria instituição e organizado pela direção e equipe técnica pedagógica, no último sábado, dia 09 de Março deste ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 professores de várias escolas (Sede e adjacentes). O evento de natureza técnica pedagógica ocorreu no Distrito de Bela Vista do Caracol, Cidade de Trairão/PA. Cabe destacar que com este, já é o II Encontro Pedagógico a qual proporcionou aos participantes um momento de reflexão e de fortalecimento do trabalho realizado na escola sede e anexas a ela, a fim de restabelecer em cada docente um compromisso com uma educação centrada no tema “A Escola que Sonhamos” exemplos, promovendo uma educação com qualidade, renovando diariamente um comprometimento com a comunidade e principalmente visando à qualidade de ensino.
Para esse momento, diretora Nilza Inês Sanches Fernandes, destacou a importância de se trabalhar em equipe, ressaltando o caminho trilhado com o objetivo de atingir resultados, juntamente com educadores. Logo em seguida a Diretora de Ensino Adriana Fernandes faz o uso da palavra destacando a grandiosidade do encontro estabelecendo e alguns projetos a serem trabalhados pelos professores ao longo do ano letivo. A Secretária de Educação também faz seu pronunciamento colocando alguns agradecimentos e parabenizando o trabalho que a escola vem desenvolvendo à comunidade local. 
“É preciso ajudar os alunos a encontrar um caminho educativo que, além dos conhecimentos específicos de uma escola, sejam transmitidos valores que os ajudem a enfrentar os desafios atuais”, lembra. A organização do evento agradece a presença de cada participante e frisa que a ação refletia um desejo de realizar um trabalho em conjunto e para que a filosofia e o carisma da instituição estivessem de modo claro pelos professores que compõe o  quadro funcional da instituição.
Para o momento de formação, contamos com a sabedoria de varias pessoas. Dentre elas, estava o Pedagogo Antônio Carlos Inácio, palestrando sobre “A importância da formação continuada”, onde destacou que este evento e um exemplo de formação continuada para os educadores. Também se fez presente o Professora Rosiane Dias dos Santos com seu tema de trabalho a Gestão Democrática a qual destacou a importância do processo democrático de ensino com participação de todos os envolventes na escola como: 
quadro docente, alunados e comunidade nas decisões em conjunta com a escola. A Pedagoga Tatiane Bruch com seu tema de trabalho novos tempos, novas realidades sugerindo melhorias no trabalho docente e o uso de novas tecnologias e por fim Orientador Pedro Eduardo dos Santos Filho enfatizando os 25 sinais de uma grande escola com material de apresentação em forma de book fotográfico fazendo com que os sinais de uma grande escola trouxe reflexão da cultura organizacional, valores e atitudes comportamentais. 
Desta forma encerrando o ciclo de palestras foi desenvolvido como característica do pedagogo a uma dinâmica de grupo realizada pela Supervisora Ana Lúcia. Este encontro marcou a primeira quinzena de Março e motivou os educadores a voltar para suas escolas com alegria e fortalecidos, para iniciar o ano letivo comprometidos com a formação de centenas de crianças e jovens que fazem parte do colégio escolas e colégios anexos ao polo Bela Vista do Caracol. A direção e coordenação do evento agradece  de coração aos apoios prestados pela Secretaria de Educação – SEMED e Prefeitura Municipal do Trairão – PMT. Agradecimentos sinceros a todas as equipes envolventes no encontro como: Equipe de organização; Equipe de secretaria; Equipe de Logística; Equipe de Cerimonial; Equipe de Recepção e Colaboradores da Educação. As fotos foram gentilmente cedidas ao PORTAL pelos professores do Pólo Caracol, leitores assíduos do Blog. VEJA MAIS FOTOS, CLICANDO AQUI.

ANIVERSARIANTE DO DIA


Quem soprou as velinhas neste fim de semana foi a nossa amiga Maria Regina. A aniversariante, que é Secretária de Educação de Trairão, desempenha um importante trabalho em prol do desenvolvimento da educação Trairense, trabalhando com humildade, responsabilidade e companheirismo. Ela é uma guerreira, exemplo de mulher, é uma pessoa legal, leitora assídua do PORTAL e eu não podia deixar seu dia passar em branco. Desejo que esta data se repita por muitos e muitos anos em sua vida, repletos de paz, saúde, felicidades sucessos e que DEUS realize seus sonhos. PARABÉNS!!!

Humildade: Papa Francisco pede orações aos fiéis


Contrariando o estilo atribuído a ele de ser avesso à tecnologia, o papa Francisco enviou ontem (17) mensagem aos fiéis pela rede social Twitter. No texto, pede que rezem por ele e chama os fiéis de “queridos
amigos”.
A mensagem foi traduzida em nove idiomas, inclusive o português. "Queridos amigos, eu lhes agradeço e peço que continuem a rezar por mim", disse o papa Francisco na rede social que conta com mais de 3,4 milhões de seguidores.

Diário Oficial publica afastamento de Jatene

Foi publicado, na edição de ontem do Diário Oficial do Estado, o Decreto Legislativo n 2, de 13 deste mês, em que a Assembleia Legislativa do Estado autoriza o governador Simão Jatene a se afastar de suas funções no período de 3 de março a 1º de abril, para tratamento de saúde. No dia 27 de fevereiro, o governador passou por cirurgia para colocação de um dilatador de artéria coronária no Hospital do Coração, em São Paulo.
O decreto legislativo foi assinado pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, pelo 1º secretário da Casa, deputado Eliel Faustino, e pelo 2º secretário, deputado Tião Miranda. No dia 7, o governador em exercício, Helenilson Pontes, anunciou o afastamento do governador Simão Jatene do cargo por 30 dias, por recomendação médica, para recuperação do procedimento de colocação do stent - dispositivo que alarga a artéria e devolve a mobilidade do sangue. Diante da licença do governador, a agenda administrativa do Governo do Estado é conduzida por Helenilson Pontes e os secretários especiais.

Terra sofrerá catástrofe em menos de 50 anos, diz ONU


Apesar dos investimentos de vários países em energias renováveis e sustentabilidade, o mundo pode viver uma "catástrofe ambiental" em 2050, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013, apresentado nesta quinta-feira (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Ao fim dos próximos 37 anos, são estimadas mais de 3 bilhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, das quais pelo menos 155 milhões estariam na América Latina e no Caribe. E essa condição demográfica e social seria motivada também pela degradação do meio ambiente e pela redução dos meios de subsistência, como a agricultura e o acesso à água potável.

Tacacazeiras viram patrimônio cultural


Tucupi, goma de mandioca, camarão e jambu. Tudo junto dentro de uma cuia. Para qualquer paraense, identificar o produto da mistura é fácil. O tacacá, um dos representantes máximos da culinária típica do Estado, é herança dos povos indígenas e símbolo de nossa identidade cultural.

O fim do golpe da TelexFree


Por Luís Nassif:
Ontem à tarde, através de sua página no Facebook, a empresa TelexFree deu ordem de debandada a seus divulgadores. Meia hora antes, em meu Blog, publiquei um pequeno organograma, com vários sites que faziam parte do esquema.
Foi o fim de cinco dias de luta surda, na qual meu Blog foi derrubado dezenas de vezes pela quadrilha, para impedir de veicular detalhes da denúncia.
À tardinha, a Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda informou que estava aguardando apenas um parecer da Procuradoria da Fazenda para acionar a Polícia Federal e o Ministério Público.
Chega ao fim o mais atrevido golpe já perpetrado contra o consumidor brasileiro. Durante um ano, o esquema TelexFree envolveu um milhão de pessoas e movimentou mais de R$ 300 milhões através de uma versão online do velho golpe da pirâmide.
O esquema surgiu inicialmente em 2009, montado pelo aventureiro capixaba Carlos Wenzeler, através de um site denominado de Disk à Vontade.

Operação leva a prisões e apreensões de armas e munição em Trairão


Uma investigação de crime de homicídio resultou nas prisões em flagrante de três pessoas, na apreensão de duas armas de fogo e nove munições, em Trairão, oeste do Pará. A operação, denominada "Barba Negra", foi realizada na terça-feira, 12, por policiais civis da Seccional Urbana de Itaituba como resultado das decretações de seis mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pelo Poder Judiciário.
As investigações conduzidas pelo delegado Alexandro Sant'Ana apontaram os suspeitos da autoria do homicídio qualificado praticado contra Antônio André Feline, que era conhecido como “Gauchão Barbudo”. Dois deles foram presos - Ariolindo de Castro e Ricardo Gomes Carvalho - na operação. Seledis Soares Rodrigues, esposa de outro suspeito ainda foragido, foi flagrada guardando armamento e munição em casa, durante a operação. Conforme o delegado, os outros indiciados no inquérito são Ruberto Siqueira da Cunha; Claudemir Malaquias Freire; José Ferreira Santiago, marido de Seledis, e Manuel Furtado.
A operação policial contou com o deslocamento de duas viaturas até a cidade de Trairão. Foram apreendidas nas residências de José Ferreira Santiago, Ariolindo de Castro e Ricardo Gomes Carvalho, uma espingarda calibre .20; nove cartuchos calibre .20; uma espingarda calibre .20 e um cinturão porta cartuchos calibre .20. Eles foram autuados em flagrante.
O suspeito José Ferreira Santiago, segundo informações, fugiu para uma região de garimpo em Itaituba. Todos os conduzidos foram autuados de acordo com o artigo 12, da Lei 10.826/03, por posse ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido. Participaram da operação policial o delegado Alexandro Sant'Ana, e os investigadores Valdinei Lobo; Benedito Fortunato, e escrivães Jaime Silveira e Bibiano Vinholte.

BOM DIA


“Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé.” Tiago 2,24

quarta-feira, 13 de março de 2013

O argentino Jorge Mario Bergoglio é eleito o novo Papa


ROMA — Após dois dias e cinco reuniões, uma mais que na eleição de Bento XVI, os 115 cardeais eleitores elegeram o argentino Jorge María Bergoglio, de 76 anos, para assumir o Trono de Pedro. A escolha surpreendeu os analistas, já que o cardeal de Buenos Aires não constava em nenhuma das listas de papáveis. É o primeiro Papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ser Pontífice. Ele adotou o nome de Francisco I.
Poucos minutos depois do anúncio, o símbolo do Vaticano para o período de Sé Vacante foi retirado do site oficial da Santa Sé e substituído pela inscrição “Habemus Papam”. O teólogo brasileiro Leonardo Boff declarou à agência Ansa, que ficou “surpreso com a rápida” eleição do novo Papa.
- A verdade é que estou surpreso, eu não posso dizer nada sobre o novo Papa, é preciso esperar, mas a escolha foi rápida, tão rápida, que é surpreendente. Só gostaria que o Papa eleito seja um Francisco I, um Papa de sandálias para caminhar - disse Boff em uma entrevista telefônica, pouco antes do anúncio do novo escolhido pelo novo Pontífice.
Às 15h06 do horário de Brasília (19h06, horário do Vaticano), a fumaça branca que simboliza que simboliza a eleição do novo Papa foi expelida da chaminé da Capela Sistina. Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo Pontífice aceitou a missão de comandar a Santa Sé. Poucos instantes depois, os sinos da Catedral de Milão, de São Francisco em Assis e de Florença também começaram a tocar.
Jean-Louis Tauran, o cardeal protodiácono, foi o responsável por anunciar o nome do novo Papa. Antes de ser apresentado, ele recebeu as vestes de Papa e rezou com os cardeais eleitores

HABEMUS PAPAM. FUMAÇA INDICA E O MUNDO FICA NA EXPECTATIVA.


Dentro de alguns minutos será apresentado ao mundo católico o novo papa que acaba de ser eleito no Vaticano, daqui a pouco seu nome será divulgado. A fumaça branca saiu às 19h10, de Roma, às 15h10, de Brasília. AGUARDEM!

Perigos em alto mar: Existem bombas nucleares perdidas nos oceanos.


Esse fato é curioso e um tanto quanto obscuro, mas é certo que existem bombas nucleares perdidas no mar. Um estudo divulgado pela organização não governamental Greenpeace, em 1989, mostrou que documentos sigilosos do Exército norte-americano dão conta de 60 bombas nucleares abondonadas no fundo dos oceanos. No entanto, esse número pode chegar a 92 casos de bombas perdidas no mar, segundo relatos não-oficiais.
O estudo divulgado pelo Greenpeace foi realizado pelo cientista político Joshua Handler, especialista em armas nucleares da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, essas bombas nucleares são heranças de acidentes com navios ou aviões, ocorridos durante a Guerra Fria.
Alguns desses artefatos podem ainda representar algum perigo para a humanidade. Segundo o Greenpeace, a alta pressão e a corrosão que acontecem no fundo do mar podem fazer com que o urânio ou o plutônio enriquecido vazem para o meio ambiente, poluindo a costa, causando a morte de muitas espécies marinhas e gerando, até mesmo, uma série de chuvas radioativas que poderiam contaminar várias regiões do globo.
Algumas dessas bombas nucleares podem estar nos oceanos dos Estados Unidos e da Groelândia. (CURIOSIDADES)

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...