segunda-feira, 15 de abril de 2013

FINAL DO PRIMEIRO CAMPEONATO DE BOIA-CROSS DE TRAIRÃO, EMOÇÃO NO JARDIM AMADEUS

 A final do primeiro Campeonato de Boia-Cross, realizada neste domingo (14) no Rio Jardim Amadeus, o popular Trairão, foi marcada por muita emoção na água e muita gente acompanhando, torcendo e vibrando para seu atleta preferido. O esporte tem como objetivo principal a descida no rio com uma câmara de ar (bóia) e vence quem chegar primeiro ao local demarcado. A competição fez parte da programação no calendário esportivo do Município, realizada pela prefeitura de Trairão, através da Diretoria de Esporte e do amigo AJ. Oliveira.
Quem se sagrou o primeiro campeão de Boia-Cross de Trairão foi o Jacaré. Em segundo ficou o Piscuila e na terceira posição, Jernande.
O Bóia-cross  ou acqua ride é a prática esportiva, que tem como finalidade descer em grandes boias redondas (pneus de tratores ou caminhões) pelo leito dos rios em níveis de corredeiras leves e moderados, podendo ser praticado por todas as pessoas de acordo com a dose de emoção desejada. O que antes era uma simples brincadeira de criança evoluiu e vem fazendo a cabeça dos apaixonados por aventura e pela natureza por todo o Brasil. É uma mistura de ação e tranquilidade que se alternam. Para os amantes da aventura, basta uma boia que a diversão é consequência. E uma das principais vantagens é que pode ser praticado o ano inteiro.
Descer o rio de boia é uma atividade que dá muito prazer ao participante, por estar num rio com corredeiras que dão ação e emoção, poder apreciar a fauna e flora existente as margens do rio.  Nos trechos mais tranquilos, dá para conversar, rir e apreciar a paisagem. Nos remansos o esforço é grande, o deslocamento da boia se da pela remada dos braços, nas corredeiras é agarrar-se nas alças e curtir o balanço das ondas. Mini cachoeiras, pedras e arbustos em águas limpas garantem o verdadeiro prazer nesse esporte radical.  A prática do boia-Cross melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade.

Saiba um pouco da História 
Para quem não sabe a modalidade nasceu no Brasil, na década de 1970, nas cavernas do Parque Estadual Turístico do Alta Ribeira (Petar), no interior de São Paulo. O esporte foi criado por pesquisadores, que entravam nos rios submersos do Petar utilizando câmaras de ar amarradas para carregar os equipamentos pesados. Depois do trabalho concluído, subiam nas câmaras para descer o rio.
Aos poucos, o esporte foi criando mais adeptos e, em 1983, foi realizado o primeiro campeonato. Na oportunidade uma turma de pesquisadores, começou a descer o Rio Betari em 1978. Desde 1984, todos os anos é realizado o Campeonato Brasileiro de Boia Crossa ou Acqua Ride. Em 1998, o até então Clube Acqua Ride de Jundiaí, se transformou em Associação Brasileira de Acqua Ride – ABAR, que hoje assume toda a responsabilidade de levar adiante o esporte que está sendo reconhecido pela Confederação Paulista e Brasileira de Canoagem, dando ao Acqua Ride a profissionalização, reconhecimento e regulamentando as regras para o esporte.  VEJA MAIS FOTOS DA FINAL, CLICANDO AQUI.









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...